O equipamento principal na soldagem oxiacetilênica é o maçarico, ele mistura o oxigênio e o acetileno em proporções corretas e nas pressões ideais produzindo chamas que irão aquecer, soldar e cortar. O maçarico é composto de corpo, câmera de mistura, extensões e bicos. Seu corpo serve de punho para o operador e para regulagem da chama através das válvulas de controle.
A mistura dos gases ocorre no misturador da extensão de solda ou aquecimento. As extensões, a cabeça cortadora e os bicos para solda, corte ou aquecimento, são adaptadas ao corpo do maçarico escolhidos de acordo com as aplicações e a espessura do material conforme as tabelas do fabricante.
Para o transporte dos gases dos cilindros até o maçarico são utilizadas mangueiras especiais fabricadas em borracha sintética reforçada identificada pela cor verde para o oxigênio e vermelho para acetileno.
As conexões para acetileno e outros gases combustíveis devem ter roscas esquerda identificada pelo friso na porca de conexão, enquanto as de oxigênio devem ter rosca direita.
O perfeito funcionamento do maçarico exige limpeza periódica. Para manter as bitolas do bico sem deformações, deve ser utilizado um limpador de aço inox com agulhas de diferentes medidas na limpeza dos bicos e extensões.
Na regulagem das pressões devemos obedecer à seguinte sequência:
- Abrir meia volta a válvula dos cilindros;
- Abrir leve mente as válvulas do maçarico;
- Regular as pressões dinâmicas conforme indicado na tabela do fabricante, em seguida o acendimento da chama deve obedecer à seguinte sequência;
- Abrir meia volta a válvula de acetileno do maçarico;
- Acender a chama;
- Ajustar a vazão do acetileno ate obter uma chama sem fuligem evitando o seu deslocamento;
- Abrir lentamente a válvula do oxigênio até obter a chama desejada.
Tipos de chama
De acordo com as proporções dos gases, é possível obter três tipos diferentes de chamas: neutra, oxidante e carburante. A chama carburante ou redutora é usada para solda de alumínio e de revestimentos, nela a proporção do acetileno na mistura é maior que a do oxigênio, pode ser observado um cone interno brilhante e um cone intermediário que aumenta de comprimento à medida que cresce o teor de acetileno.
A chama neutra ou normal é obtida pela mistura equivalente de oxigênio e acetileno, utilizada para o aquecimento e solda da maioria dos metais, esse tipo de chama atinge uma temperatura de cerca de 3.100 C° e forma um cone branco e brilhante.